Insônia

Insônia é a dificuldade de iniciar ou manter o sono adequado, levando à sonolência diurna que, por sua vez, prejudica as atividades do dia a dia.

Causas:

–  Ansiedade, depressão, consumo excessivo de álcool, uso de certos medicamentos e substâncias químicas
–  Síndrome das pernas inquietas – desejo incontrolável de mexer as pernas na hora de adormecer, alívio deste sintoma quando as pernas são movimentadas, piora do desconforto no anoitecer
–  Apneia do sono – interrupção ou diminuição da passagem do ar pelas vias aéreas superiores durante o sono, na maioria das vezes está associada aos roncos. O tratamento mais apropriado é com a utilização de um aparelho chamado CPAP

Dicas para dormir melhor:

–  Evitar dormir durante o dia
–  Fazer atividade física regular durante o dia
–  Não consumir cafeína após às 15 horas
–  Evitar ou abandonar o tabaco
–  Não ingerir bebida alcoólica próximo ao horário de dormir
–  Procurar deitar e levantar todos os dias nos mesmos horários
–  Evitar situações mentalmente estressantes nos momentos que antecedem o sono
–  Evitar assistir televisão no quarto
–  Procurar atividades relaxantes pouco antes de dormir
–  Dormir em ambiente adequado, com conforto térmico, silencioso, escuro e em uma cama confortável
–  Não brigar com o sono