A música mobiliza emoções. Imagine um filme de ação ou um filme romântico sem músicas. O impacto da história sem dúvida ficaria severamente empobrecido. Mas, o que torna uma música apropriada para uma determinada cena de ação? Ou para um momento triste? Por que nosso cérebro, mesmo quando não dominamos a intimidade da teoria da música, reconhece tão prontamente o tipo de emoção que uma música provoca?
A paixão pela música e o estudo da neurociência sempre me levaram a indagações como estas. A ciência tem permitido entender melhor nossa relação com a música. No intuito de compartilhar esse conhecimento e torná-lo acessível foi que nasceu a ideia do curso O CÉREBRO MUSICAL.
O curso inclui 4 palestras sobre a relação entre a música e o cérebro humano. Serão abordados os seguintes temas:
a) propriedades da música- como a música se diferencia dos demais ruídos, como ela se forma, quais seus elementos e como ela chega aos nossos ouvidos;
b) como a música é processada pelo cérebro – desde a audição, passando pela percepção musical, alterações cerebrais promovidas pela música e as interações entre a música e a memória;
c) como o cérebro reage, racional e emocionalmente à música – o que determina os tipos de sentimentos que a música provoca e como se forma a nossa preferência musical;
d) a música em situações patológicas – como certas doenças neurológicas podem afetar a percepção musical e como a música pode ajudar na prevenção e reabilitação de doenças neurológicas.
Os conteúdos são voltados para apreciadores da música e pessoas interessadas no funcionamento cerebral, não sendo necessários conhecimentos prévios de teorias musical nem de neurociências.
As palestras serão ministradas por mim, Renan Domingues, neurologista, PhD e violonista clássico. Serão utilizados, além de slides para ilustração dos conteúdos, demonstrações práticas com músicas e com o meu violão.
O CÉREBRO MUSICAL é uma viagem para dentro do cérebro, através da música.